
A Carteira de Trabalho Digital é uma mais uma inovação da digitalização dos documentos brasileiro. a exemplo da CNH Digital a CTPS Digital é a versão digitalizada do documento dos trabalhadores, de uso obrigatório nas relações de trabalho que seguem as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Porém é preciso saber que esta não é uma versão escaneada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de papel. Na verdade, é um equivalente eletrônico para ser utilizado na identificar o trabalhador e registrar seus vínculos profissionais.
Foi a publicação da Portaria n° 1.065, em 23 de setembro de 2019 que oficializou o uso da Carteira de Trabalho Digital em substituição ao documento físico.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), argumenta que a mudança tem por objetivo “modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador”, e assim trazendo benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores.
Sabendo que a CTPS digital foi criada para ser utilizada no lugar da CTPS de papel, é normal presumir que o documento, mesmo em seu novo formato, tem a mesma serventia que já sabemos.
Ainda em 1932, o documento era chamado de Carteira Profissional, recebendo o nome de Carteira de Trabalho e Previdência Social, nos moldes que conhecemos hoje, em 1969, com a publicação do Decreto-lei n° 926, em 10 de outubro.
Desde então, as principais finalidades da CTPS, que se aplicam à nova Carteira de Trabalho Digital, são:
- Regulamentar o trabalho ou emprego de cada cidadão;
- Apresentar informações sobre a jornada de trabalho, funções e outros pontos do contrato;
- Garantir que o trabalhador tenha acesso ao seguro desemprego, ao FGTS e a outros benefícios previdenciários.
Espero que tenhamos resumido o que é a CTPS Digital e pontos a acerca deste mais novo documento digital disponibilizado pelo governo brasileiro.
Comente aqui em baixo, você gostou da novidade e quais as suas dúvidas?