Como solicitar Seguro-Desemprego Online

O governo federal estima que 800 mil brasileiros perderam o emprego durante a pandemia do novo coronavírus, mas ainda não solicitaram o seguro-desemprego já que as agências de trabalho estão fechadas para evitar a proliferação da Covid-19. 

Porém é possível dar entrada no seguro-desemprego Online. não é preciso ir à rua para solicitar o benefício, pois o governo vem atualizando o seu sistema desde 2019, e disponibilizou uma ferramenta completamente digital que possibilita fazer a solicitação do seguro-desemprego online.

Nela, os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa podem dar entrada. É necessário apenas ter em mãos o número do requerimento do seguro. Este dado está presente no documento entregue pelo empregador na hora do desligamento da empresa.

É importante lembrar que o seguro-desemprego é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.

Para pedir o benefício, é necessário ter em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Requerimento do Seguro-desemprego – que deve ser solicitado ao empregador.

Solicitando seguro-desemprego pelo site

  1. Acesse o Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br);
  2. Clique em Cadastrar no menu à esquerda do site;
  3. Preencha o formulário com os seus dados;
  4. Assim que o acesso for liberado, vá até à opção do seguro-desemprego;
  5. O próximo passo consiste em preencher um formulário de oito etapas com questões sobre atividades laborais, formação acadêmica e experiência profissional.

Validação da solicitação

Depois desta etapa o interessado terá a resposta se o benefício foi concedido ou não. Caso sim, depósito do valor é realizado a partir de 30 dias contados após liberação do sistema.

Aguardando avaliação do agente local

Já, se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação, o cidadão deve agendar e entrar em contato com o Ministério do Emprego.
Antes, estes contatos poderiam ser por e-mail. Se este for o seu caso você posse acessar clicando aqui.

Espero que tenhamos lhe ajudado a solicitar o seguro e desejamos boa sorte!.

DEIXE SEU COMENTÁRIO